segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Introdução

O que é Fungos?

Os fungos são um vasto grupo de organismos classificados como um Reino pertencente ao Domínio Eukaryota. Estão incluídos neste grupo organismos de dimensões consideráveis, como os cogumelos, mas também muitas formas microscópicas, como bolores e leveduras. Foram já descritas umas 70.000 espécies, mas talvez existam até 1,5 milhões de espécies, sendo que a maioria ainda está a ser identificada e descrita pelos micologistas (Hawksworth, 1991; Hawksworth et al., 1995). ...
Seres eucariotas, unicelulares ou pluricelulares desprovidos de clorofila. São parasitas ou decompositores. Incluem bolores, leveduras e cogumelos. Degradam a celulose. Vivem em locais pouco iluminados e húmidos. Alimentam-se por absorção de partículas nutritivas.
Sabe aquele bolor esverdeado do pão velho?
Pois é...eles são um tipo de fungos.

12 comentários:

  1. vimos o que são os fungos.Existe fungos em todos os lugares e em diferentes ambientes.Achei muito interessante saber que os fungos é encontrado no bolor do pão velho!

    ResponderExcluir
  2. Para uma introdução esta bem explicada dando uma idéia do que vai se falar no decorre do blog gostei da forma que você deu um exemplo do “pão velho".

    ResponderExcluir
  3. Muito interesante onde os fungos são considerados como coguelos,e ainda existem milhões de espécies a ser indentificada.
    Eles são encontrados em lugares umidos e
    até mesmo no bolor daquele pão velho esquecido no armário.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Outra curiosidade importante sobre os fungos:

    Os fungos são encontrados no solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos em geral. O vento age como importante condutor espalhando seus propágulos e fragmentos de hifa.

    ResponderExcluir
  6. gostei...tá bem elaborado, de um jeito que da para entender o que é fungos.
    esse Reino pertencente ao Domínio Eukaryota, certo, mais não fala como veio a surgir ou aparecer esses devido fungo em alimentos e entre outros.

    ResponderExcluir
  7. Também os fungos desenvolvem-se em grande escala mundial e tem uma grande variedade de habitats tendo diversas condições de vida.

    Cristian...

    ResponderExcluir
  8. Umm...achei muito legal...bem fácil de entender.A ilustração do pão embolorado é bastante apropriada, pois muitas vezes nós já presenciamos essa cena mas nunca nos demos conta do que se tratava...fungos!

    ResponderExcluir
  9. uma outra curiosidade sobre os fungos...

    Aquele cogumelo vermelho de pintinhas brancas, popularizado nas histórias infantis de fadas e gnomos das florestas, é uma espécie venenosa (Amanita muscara), conhecido como 'chapéu-de-sapo'. Originário do hemisfério Norte e por isso famoso nas lendas européias, se ingerido, esse fungo pode causar alucinações, tonturas e vômitos entre outros sintomas. No Brasil, foi encontrado pela primeira vez em Curitiba.
    Ficou muito bom, bem elaborado.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. eu achei interesante a ilustração sobre o pão , porque as vezes nem lembramos, o que são aqueles pontinhos verdes no pão... são os FUNGOS XD
    Por :SUANE SOUZA

    ResponderExcluir
  12. Como decompositor da natureza os fungos tem o papel de quebrar os produtos orgânicos e reciclar carbono, nitrogênio e etc, com isso é indispensável ao solo e o ar.

    O assunto esta bem elaborado, com boas fotos e de fácil entendimento, e muito importante para qualquer imformação passa ao leitores confiabilidade, por isso gostei.

    ResponderExcluir